05 de setembro de 2017.
Queridos avós,
Escrevo essa carta para falar o quanto vocês são importantes na minha vida. Sei que sou novo, mas o tempo que eu convivi com vocês, já basta para dizer que são as pessoas mais importantes de minha vida. O que fizeram por mim ,com por exemplo: ser presente no meu dia a dia, sempre me apoiando e ajudando. Agradeço todos os dias por isso, não sei como vou conseguir retribuir, mas tento com amor e carinho, descobri também as aventuras que tivemos quando eu era pequeno.
Despeço-me de vocês, e a única coisa que quero quando tiver a idade de vocês é fazer tudo que fizeram por mim, como amar, educar, apoiar e ser presente, vocês serão sempre os meus exemplos.
Com carinho
Matheus.
Campinas,5 de Setembro de 2017
Queridos avós,
Vim por meio dessa carta tentar expressar o quanto sou grata por fazer parte dessa família e para agradecer por tudo que vocês já fizeram e ainda fazem por mim!
Quero agradecer por vocês me darem todo amor e carinho do mundo! Pelas manhãs que eu passo com vocês, pelas comidas tão gostosas da vovó,pelos dias que eu ia caminhar com o vovô para buscar pão do café da manhãe, até mesmo, pelas broncas que o senhor me dá quando eu deixo o volume muito alto!
Eu descobri tanta coisa sobre nossa família, quando eu fiz a árvore geneológica como, por exemplo,os nomes dos seus pais ,irmãos,primos,etc. E isso foi tão importante pois descobri um pouco mais sobre nossa família.
Espero que quando eu tiver na idade de vocês,esteja como vocês!
Dois velinhos que nunca deixaram o casamento e muito menos o amor um pelo outro! Ter a mesma disposição,e dar todo amor e carinho para meus netos e filhos como vocês!
Vou ficar por aqui,porque ,por mais que o vô ame ler,não gosto muito de escrever!
Amo muito vocês dois! Beijos
Letícia
PS:Obrigada por terem me ensinado tanta coisa principalmente a ser um ser humano muito melhor!
Campinas. 05 de setembro de 2017
Querido avô, Venho pensando muito em você, acredito que seja a saudade a razão de meus pensamentos... e, por isso, através dessa carta, tentarei me desfazer um pouco desse sentimento que tanto me consome.
Carrego diversas lembranças reconfortantes, como seu jeito sábio e sereno de ver o mundo. Carrego uma imensa admiração por você pela tamanha experiência, como nossas tardes de domingo que você era o único a conseguir pescar algum peixe; Espero que em minha velhice eu me pareça um pouco com você, que pelo menos eu seja amada por alguém com a mesma intensidade que eu o amo.
Me pergunto se herdou tamanha compaixão de meus bisavôs, José e Sebastiana (tais bisavós que conheci recentemente por um trabalho escolar), queria ao menos ter tido a oportunidade de conhecê-los para saber mais sobre minhas descendências.
Agora, infelizmente, preciso ir se não irei me atrasar. Mas antes de finalizar essa carta, preciso dizer que eu o amo, e que lhe agradeço por cada ensinamento e amor que você me ofereceu, mesmo que pareça óbvio e você já devia saber, mas precisava fortalecer.
Com muitas saudades.
Helena Prado Barbosa.
OI,VOVÔ E VOVÓ,
TUDO BEM? GOSTARIA DE FALAR QUE VOCÊS SÃO SUPER LEGAIS, GOSTO MUITO DE TÊ-LOS POR PERTO. ESTES AVÓS SÃO "DA HORA".
VOVÓ, VOCÊ SEMPRE ME AGUARDA COM CARINHO E ALEGRIA, E OFERECE COISAS GOSTOSAS PARA COMER. VOCÊ, VOVÔ, É MEIO BRAVO,MAS LEGAL.
QUANDO PRECISO VOCÊS ME AJUDAM MUITO. SE QUERO ALGUMA COISA, QUASE SEMPRE ME DÃO. ADORO VIR PARA ITU E VISITÁ-LOS. AQUI BRINCO MUITO. E PASSEIO COM VOCÊS . GOSTO DE FICAR E DORMIR NA SUA CASA.
QUANDO TIVER SUA IDADE SEREI COMO VOCÊS QUE AJUDAM CRIANÇAS CARENTES, TÊM MUITOS AMIGOS E MUITAS ATIVIDADES.
NOSSA FAMÍLIA É MUITO ¨JOIA¨.
AMO VOCÊS.
UM GRANDE BEIJO
GABRIEL OLLER
05 de setembro de 2017
Caros vô e vó,
Escrevo essa carta para dizer que por mais que briguemos muito, vocês são muito importantes para mim.
Vocês cuidaram de mim desde meus sete meses e durante esse tempo me ensinaram muitas coisas. Pena que não consigo retribuir, o máximo que posso fazer é ajuda-los a mexer no celular.
Mudando um pouco de assunto, quando fiz a árvore genealógica, me surpreendi muito quando descobri que nossa família é maior do que eu imaginava e que algumas pessoas que eu pensava que eram meus primos, na verdade não são.
Enfim, obrigada por terem praticamente me criado, já que meus pais não tinham muito tempo para ficar comigo, quando eu era menor, por conta do trabalho e da faculdade.
Abraços,
Julia Fermino L.
Campinas, 25 de setembro de 2017
Querido vovô,
Escrevo esa carta em agradecimento a você por me fazer parte de sua vida.
Você fez parte da minha vida me mostrando ter coragem e sabedoria. Como quando você me ensinou a dar cambalhota e a cuidar das galinhas.
Por muitos anos, eu nunca soube que você tinha 12 irmãos, e só descobri isso após fazer uma árvore genealógica de nossa família.
A parte mais linda da minha infância foi com você, e ela nunca seria a mesma sem você.
Quando eu estiver na sua idade, quero ter a sua autoestima, alegria, amor e sabedoria.
Apesar de triste, sua morte me mostrou o valor de uma boa saúde, e como valorizar a vida é bom.
Com enorme amor
Júlia Barbosa da Silva
Campinas, 05 de setembro de 2017
Queridos Avós,
Eu gostaria de escrever essa carta para agradecer tudo o que vocês já fizeram por mim, vocês já me ajudaram, apoiaram, e até brincaram comigo quando eu era menor.
Mas eu lembro de quando eu tinha 5 anos e vocês me levaram para mostrar o sitio que estavam construindo, naquela época não tinha nada lá, agora tem muito mais coisa lá, casa pronta com piscina, salão de jogos, campo de futebol, eu queria que tivesse animais, mas é difícil de cuidar e sei que vocês não têm paciência com esse tipo de coisa.
Quando eu for mais velho, pretendo ser igual a vocês, ajudando pessoas, algumas entidades, trabalhando, viajando, e me divertindo com filhos e netos.
Com carinho,
Bruno
Campinas, 5 de Setembro de 2017.
Caro bisa,
Venho através desta carta agradecer por ser tão importante para mim e me ensinar coisas primordiais.
Na escola, fizemos uma árvore genealógica sobre nossa família, e percebi a importância que você tem nela.
Você me ensinou desde pequena, a comer feijão, frutas, polenta, camarão, hoje como tudo isso com gosto, porque você me ensinou que faz bem e que se não comer, fica doente, ameaças típicas suas.
Quando eu tiver a sua idade, espero ser lúcida igual você, ter a mesma alegria e trabalhar.
Eu te amo muito e não me imagino sem você. Tenho saudades, pois só o vejo um dia na semana.
Com carinho,
Manoella.
Campinas, 5 de setembro de 2017
Prezado vovô Adair,
Escrevo está carta a você com a intenção de agradecer a sua grande importância que você teve em minha vida, os dias que me fazia usar uma enxada, a carpir mato, a cuidar de uma árvore, a pescar, a saber o nome dos peixes. Você era incrível e sempre vai se, pois era atencioso, paciente,por isso agradeço você ter feito parte de minha infância e de nossa família. Infelismente, para o meu azar, você partiu muito antes do que eu esperava, tinha a ilusão que ia viver muito mais.Quando soube da notícia chorei muito,junto dos meus pais. Não sei se foi certo ou errado, eu não ir no seu funeral eu acabei não indo ,pois não acreditava que você havia morrido, a família inteira não aceitou de bom grado. Após sua morte parei de chorar e te desejo paz onde quer que esteja.
Adeus de seu neto que o ama muito,
Caetano Sena
Campinas, 5 de setembro de 2017
Querida vó,
Você é muito importante na minha vida, pois, se não fosse você eu não teria nascido e eu não seria desta família que gosto tanto. Adorei ter nascido nesta família meio louca que gosto tanto. Sempre agradeço por ter sido seu neto, eu adoro visita-la, pois me divirto com suas historias e do meu pai. Gostaria muito de ter conhecido meu avô, pois tenho certeza que ele seria assim como você, que iria me ajudar a fazer o mesmo e também me dar dicas. Muito obrigado por me ter colocado nesta família e por tudo o que você faz por mim, me ajudando em tudo obrigado mesmo, vó.
Abraços,
Renan Domingues Stavale
Campinas, 27 de Setembro 2017.
Caros Vovó e Vovô,
Gostaria de começar essa carta dizendo que como é bela nossa família e eu queria agradecer por fazer parte dela, queria também mencionar o quão importante vocês são na minha vida, até porque sem vocês meu pai não existiria e consequentemente eu também não. Então agradecer é o mínimo que eu posso fazer. Um dos meus sonhos é se igual a minha avó que, apesar da idade, ainda é muito ativa e saudável. Você se lembra do dia em que nós fomos pesqueiro e levamos a minha cachorra, e ela pulou no lago e começou a nadar e voltamos no carro com ela toda molhada, e o meu pai brigou conosco?
Agradeço por tudo.
Abraços,
Gabriel Gomes Taques
Campinas,05 de Setembro de 2017
Minha querida avó,
Venho aqui escrever o quanto a senhora foi importante em minha vida, sei que”ai de cima” recebo sua proteção a cada minuto, sempre me dando sabedoria para trilhar o caminho do bem e correto.
Querida avó ,falar sobre você: minha parceira ,companheira, divertida e de super alto astral, me ensinou tudo e mais um pouco ,fazia sacríficio e vinha de ônibus cuidar de mim quando estava doente permitia as mais variadas brincadeiras deixando eu fazer quase tudo.Foram tempos de muitas alegrias e amor. Infelizmente ,sua missão foi cumprida ,deixando um legado que temos que aproveitar todas as oportunidades junto com plena disposição, firme e forte e,na minha constituição da minha árvore genealógica descobri seu irmão desaparecido e falecido .Queria dizer que amo muito você, obrigada por tudo.
Beijos
Gabriel
CAMPINAS, 26 DE SETEMBRO DE 2017
Caro vovô Leandro,
Nessa carta irei falar sobre o quão você é importante para mim e para toda família.
Esses dias fiz a árvore genealógica, e fiquei impressionado com tantos irmãos que você tem.
Qualquer dia quero conhece-los e fazer uma grande festa.
Obrigado pelos momentos que conseguimos ficar juntos, pois sempre aprendendo algo novo com o senhor.
Adoro ouvir as histórias da sua infância, e também quando assistimos ao jogo da Ponte Preta juntos.
Pretendo na sua idade ser igual a você, sempre tão carinhoso e atencioso.
Finalizando aqui, preciso voltar às minhas atividades.
Grande abraço do seu neto que o ama muito,
Douglas Pereira
Campinas,25 de setembro de 2017
Prezados avós maternos,
Escrevo esta carta para vocês agradecendo, por cuidar de mim e meu irmão , continuando com essa família grande e bela que temos.
Vocês são muito importante, graças a nossa família sobre os antepassados, consegui reconhecer seus pais, irmãos, e avós que eu não conhecia, agradeço por cuidar e brincar comigo quando minha mãe não estava em casa, e, nesse ano, tivemos a bênçao de uma prima(Rafaela) que veio cheio de surpresas, ela já está melhorando com o seu problema (na traqueia), graças a Deus.
Sempre fomos unidos e fizermos várias promessas. Lembro como se fosse ontem, nós (Eu, Tio Netto e meu avô Antonio) indo para o Majestoso, assistindo à subida para a Série A e dentro de casa acompanhando a Ponte Preta na SUL-AMERICANA (2013), nunca esquecerei desses 2 momentos.
Quando eu estiver com as suas idades, pretendo ter netinhos para contar tudo sobre os jogos da Ponte.
Muito obrigado, Vó Ada e Vô Antonio.
Lucas Furlanetto.
Campinas, 05 setembro 2017
Querida vovó,
Estou escrevendo assa carta para lhe agradecer, por ser parte da minha família e da minha vida.
Vó sabe se não fosse pó você e o vovô, eu não existiria pois, sem vocês, minha mãe não nasceria e, sem vocês, minha mãe não se tornaria a mulher forte e responsável que é hoje. Às vezes, ela diz que eu sou muito parecida com o vovô, e que a gente teria se dado muito bem.
Outro dia, fiz a árvore genealógica da nossa família e descobri que ela é muito grande. Quando já estiver velhinha, quero me lembrar dos natais que passei no sitio com você, e como todos nós nos divertimos lá e como todos nos éramos felizes.
Com carinho de sua neta,
Livia Petriaggi Leonel.
Campinas, 5 de Outubro de 2017
Prezada avó Julieta,
Eu gostaria de informar sobre o que descobri sobre você e agradecer ao que fez por mim e minha família, como me ensinar a falar e andar.
As descobertas que fiz em relação a nossa família foram interessantes e bem curiosas, pois haviam pessoas no qual nunca tinha ouvido falar; depois descobri quem eram e algumas histórias sobre eles.
Sobre você, foi bem legal saber sua personalidade, por conhecer alguém que apenas memórias vagas vinham a minha cabeça.
Agradeço pelo mãe e os ensinamentos que me deste, pois sem isso eu poderia nunca ter essa vida que tenho hoje, e também ficaríamos sem as histórias engraçadas e tristes que me contaram.
Apesar de alguns desentendimentos que acontecem em nossa família eu amo ela e acredito que você gostaria de vê-la novamente.
Um Adeus,
Vinícius.
Campinas, 5 de setembro de 2017
Olá vô e vó, vocês estão bem?
Escrevo essa carta para contar uma lembrança que eu tive quando fiz o trabalho interdisciplinar de Português.
Eu me lembrei de uma vez que fomos ao shopping com o Pedro e o João. A Sarah nem tinha nascido ainda, tinha sido um dia muito legal.
Me lembrei de que o Pedro havia reclamado, pois não compramos nada, então o meu irmão respondeu dizendo “Para que comprar algo, se a verdadeira felicidade é estar com quem amamos, a nossa família?”. Me lembro dessa frase até hoje, foi com ela que eu aprendi que para sermos felizes, não precisamos de bens materiais, e sim da companhia de quem amamos. Espero que, quando eu seja da idade de vocês, tenha netos também, espero que vocês estejam bem, eu queria agradecer por fazer parte dessa família linda.
Com carinho,
Murilo Gianoni Jerônimo.
Campinas,05 de Setembro de 2015
Querida avó,
Venho pensando muito em você e estou morrendo de saudades de quando morávamos perto e brincávamos no campinho,lembra?
Lembranças boas e velhas que vou deixar sempre na memória.Esses tempos foram de muita importância e é,até hoje,o pouco que ficamos juntas.
Quero saber mais sobre nossa família,da história de você e do vô,dos meus bisavós,como eram as infâncias até chegarem onde estão.Sinto muita falta de você!
Agradeço cada momento que você passou do meu lado,mostrando o certo e o errado e me apoiando.
Quando tiver a idade de você quero ser igual, apoiando meus netos, mostrando certo e o errado que nem você faz. Amo você!
Com amor,
Maria Julia
Campinas, 5 de setembro de 2017.
Prezada vó,
Escrevo essa carta para agradecer tudo que a senhora fez por mim. Você é muito importante e um exemplo a ser seguido.
Na árvore genealógica na qual fiz, descobri que a senhora é cheia de irmãos, e que não conheço nem metade deles, e gostaria muito de ter conhecido.
Reconheço tudo que a senhora fez por mim, você sempre me fez o melhor, como aquela vez que caí de bicicleta no nosso sítio, você correu para me ajudar, custe o que custar você sempre tenta me acompanha no melhor e no pior.
Quando eu envelhecer, quero ser como você. Vou fazer o melhor para os meus netos e sempre ajudarei eles. Minha querida vó é uma inspiração para todos.
Abraços de seu neto.
Enzo Sofiato.
Campinas, 05 de Setembro de 2017
Querido vovô,
Gostaria de lhe escrever esta carta para agradecer tudo o que fez por mim e por ter minha mãe, porque se não fosse isso, eu literalmente, não estaria aqui.
Lembro-me de quando eu era pequena e ficava na sua casa, você cuidava de mim, me levava para andar de bicicleta na rua de trás ou pelo menos, tentava me ensinar, pois eu sempre acabava caindo e me contava histórias que, muitas vezes, me davam lições de vida que trago comigo até hoje.
Daqui vários anos, quando eu tiver sua idade, quero ser como você: feliz, amigo de seus irmãos (eu não sabia que a tia Jane era sua irmã), porém quero viajar bem mais.
Um abraço bem apertado,
Bianca
Campinas,26 de setembro
Prezado Avô e Avó,
Percebi que vocês foram pessoas importantes na minha vida e na família por que sem vocês eu não estaria aqui agora. Fiquei sabendo pela minha mãe, sua, filha, Carla, que seus pais, meu bisavô, António, além de ter uma filha que é você, avó, com a minha bisavó, Teresa, ele teve outras mulheres, eu gostaria de conhecer como era a sua avó e o seu avô, se eles eram como você uma pessoa incrível, querida, carinhosa e maravilhosa.
Eu queria saber como era a relação com você e o meu avô, Júlio para terem dez filhos, cinco meninas e cinco meninos. Gostaria de saber, se você, se lembra, quando toda família, tinha ido a sua casa, visitar você, e a gente passou o ano novo com você e o natal. Foi melhore a sua reação quando a gente chegou de viagem.
Muito obrigado por tudo avós e bisavós.
Um beijo e um abraço.
Ariclene Glória Sila
Campinas, 05 de Setembro de 2017
Queridos avô e avó,
Por meio desta carta, gostaria de agradecê-los por serem importantes em minha vida. Aprendi muito com vocês, tenho certeza que fizeram de mim, uma pessoa melhor.
Vó, obrigada por me ajudar a me amar mais, você é uma pessoa incrível e forte. Me ensinou coisas que me ajudam até hoje.
Vô, você Não está mais aqui, mas sei que quando esteve, fez diferença na vida de muitas pessoas.
Obrigada por estar nos momentos mais importantes da minha vida, que foram quando estava crescendo. Estou com saudades.
Vocês dois tiveram um grande marco na vida de minha família e parentes pois sempre estiveram lá para ajudá-los.
Gostaria de te ter aqui ainda, vô, mas sou orgulhosa de ver o quanto você aguentou até o final.
Sempre vão ser uma grande inspiração para mim.
Obrigada por tudo, eu amo vocês.
Até logo.
Sofia.
Campinas, 05 de setembro de 2017.
Queridos avós,
Vocês são muito importantes para mim, pois sempre me ajudam nas coisas ruins e nas coisas boas, sempre quiseram o meu melhor. Quando estou doente, ficam preocupados; quando tenho dificuldades, vocês me ajudam. Eu descobri, ao fazer minha arvore genealógica, um pouco mais sobre a minha família, e também dos meus antepassados. Vocês já fizeram muitas coisas em sua vida, e eu reconheço isso.
Quando tiver a idade de vocês, pretendo estar da mesma forma que vocês estão, com saúde, felicidade e ajudando os outros. Já fizeram muitas coisas por mim, dão muito amor, muito carinho e presentes, como por exemplo, a ultima vez que fui tinha presentes e pessoas me esperando, novos ensinamentos e novas brincadeiras.
Obrigado por me deixar fazer parte dessa família tão grande!
Um beijo!
Matheus Loureiro
Campinas,05 de Agosto de 2017
Querido avô;
Escrevo essa carta, pois sinto sua falta e de nossos momentos de alegria.
Hoje você já não está mais aqui, mas lembro de nossas brincadeiras, e quando me buscava na escola e voltávamos cantando.
Agradeço pela oportunidade de ter conhecido alguém tão companheiro, bonzinho e divertido como você.
Conheço sua história de vida através de meu pai, seu filho. Ele conta como você era mais jovem, quando ele era criança, e como se divertiam.
Pena não termos convivido por muito tempo, seriamos bons amigos.
Com amor, Marina.
Campinas, 5 de Setembro de 2017
Saudacoes vo,
Em minha escola, realizei um trabalho sobre a sua família, mas você já sabe disso, já que pedi sua ajuda.
Quero agradecerá e falar como você é importante na minha vida, sempre tentando me ajudar quando possuo dificuldade em alguma matéria, e não esquecendo as coisas que a senhora já fez por mim, nunca vou me esquecer quando você me comprou aquele teclado
Eu sinto saudades de quando a gente nadava juntos no sitio em Sarapui, é uma pena que aquele lugar tenha virado o que é hoje
Eu espero ser que nem você, feliz e alegre e de bom coração.
Nunca vou me esquecer o que você fez por mim
Beijos, João Vitor Belchior
5 de agosto,2017
Prezados avós,
Eu gostaria de dizer como eu gosto muito de vocês, minhas avós, eu não consigo expressar a tamanha alegria que eu tenho de ter vocês comigo e as duas sempre serão importante para minha vida.
Na minha aula de português, fizemos um trabalho sobre a minha família, e eu descobri que eu tenho uma família bem grande.
Vó, quando eu tiver na idade de vocês , eu pretendo ser que nem vocês , alegres e saudáveis , ter uma família linda que
nem a de vocês , e obrigada por tudo que fizeram por mim e pela linda família que vocês me deram e por cada minuto que passamos juntos.
Vó, eu espero que goste da carta, pois é um presente meu para vocês duas. Eu sei que não é um terço do que vocês me
deram, mas é de coração.
Um abraço,
Caio Ligabô.
Campinas, 05 de Setembro de 2017
Cara avó,
Desde 12 de Janeiro até hoje, eu agradeço por fazer parte dessa família. Minha avó e meu avô fizeram importante parte na minha vida, principalmente a senhora, vó,me ajuda com seus conselhos. Eu sei que o vô não está mais entre nós,mas você tenta colocá-lo perto de nós a cada dia que passa, falando pensamentos que ele falava (Ainda lembro do dia que fomos ao enterro dele, você chorando e o pedindo de volta).
Recentemente, fiz um trabalho interdisciplinar com minha professora, e a senhora me ajudou. Descobri filhos de irmãs suas, uma tia que acabou falecendo e o nome do seu pai. Ouvia histórias sobre meu avô e como me ensinava a descobrir esse mundo.
No futuro, pretendo ser o homem que ele foi,uma pessoa justa e trabalhadora e ter uma esposa igual a você, vó, trabalhadora, honesta, solidária e bondosa.
Do seu neto que a ama,
Luiz Felipe de Campos Barbosa.